Saiba mais sobre os filmes plásticos impressos com tinta orgânica que produzem energia solar.

A consciência ecológica e o fator economia são levados em consideração ao aderir a um sistema de autoprodução de energia. Mas você sabia que é possível ser ainda mais sustentável adotando um Painel Orgânico Fotovoltaico?

Os Painéis Orgânicos Fotovoltaicos (OPV) são polímeros impressos sobre substancias flexíveis – plástico ou papel – formados por moléculas orgânicas com capacidade fotovoltaica.

As vantagens do OPV são inúmeras. Além de possuir um potencial de baixo custo, são recicláveis, flexíveis e com utilização reduzida de carbono se comparado aos painéis fotovoltaicos tradicionais. Hoje o OPV é considerado a tecnologia solar mais sustentável que existe no mercado.

Os benefícios não param por aí. O filme OPV depende menos do ângulo de incidência da luz solar, ou seja, baixa dependência do grau de inclinação quando instalado e por isso consegue ser aproveitado por mais tempo.

Sua capacidade de absorver raios ultravioleta e infravermelho também diminui a carga de calor do ambiente.  Essa característica faz com que a tecnologia seja adequada para geração de energia mesmo em ambientes internos.

Hoje, quase 80% dos painéis fotovoltaicos no mundo ainda são baseados no silício. Acontece que “para fabricar um painel de silício é preciso soldar as células individuais, e os de OPV são fabricados diretamente sobre os substratos a partir de um desenho predefinido”, afirma o pesquisador Fernando Ely.

Segundo ele “o consumo de energia (elétrica e térmica) para criar painéis fotovoltaicos do tipo OPV é menor do que para fazer os convencionais de silício, que consomem mais, especialmente na etapa de purificação da matéria-prima”, complementa. Fonte Hypeness.