Assista ao time-lapse divulgado pela NASA, que condensa 10 anos de observação do Sol.

Estrela mais importante do planeta – principalmente para quem investe em energia solar – o Sol sem dúvida é um dos bens mais importantes da Terra. Durante 10 anos, a equipe do Observatório de Dinâmica Solar (SDO) na NASA, capturou impressionantes 425 milhões de imagens de alta resolução do Sol. Ao todo, mais de 20 milhões de gigabytes de dados foram acumulados durante esse período.

Com seus instrumentos, o SDO captura uma imagem do Sol a cada 0,75 segundos. O instrumento Atmospheric Imaging Assembly (AIA) sozinho captura imagens a cada 12 segundos em 10 diferentes comprimentos de onda de luz. Este time-lapse de 10 anos mostra fotos tiradas em um comprimento de onda de 17,1 nanômetros, que é um comprimento de onda ultravioleta extremo que mostra a camada atmosférica mais externa do Sol – a coroa.

Apesar de a monitoria ter sido sem interrupções, algumas partes foram comprometidas. Os quadros escuros vistos no vídeo são causados pela Terra ou pela Lua eclipsando o SDO à medida que passam entre a espaçonave e o Sol. As imagens onde o Sol está fora do centro foram observadas quando o SDO estava calibrando seus instrumentos.

Mas o objetivo principal foi atingido e a experiência pode ser considerada um sucesso. As imagens retratam fenômenos como erupções solares e momentos de maior ou menor atividade na superfície da Estrela. Com isso, cientistas esperam avançar em estudos não apenas do Sol, mas de todo o nosso sistema planetário.